Entretenimento

Arte por Duda Muniz

By  | 

Este é o primeiro texto que escrevo para este blog, ao ser convidado para contribuir com o assunto que se refere à arte que é a minha formação acadêmica, e na qual trabalho a mais de vinte anos neste mercado ligado a cultura e ao cenário das artes plásticas, eu juro que me vi meio que “sem assunto” ou até mesmo me perguntava o que eu poderia falar? Bom, aqui está o meu desafio. Assim como, um pintor na frente de uma tela branca se pergunta: Por onde começar? E com sua habilidade e conhecimento busca aproximar o ideal que existe em seus conceitos bem fundamentados que fazem com que a sua criação possa ter uma identidade própria, e que ela possa falar por ela mesma. Primeiro eu acharia importante definir o que vem a ser ARTE. Segundo o dicionário Wikipédia, a enciclopédia livre diz o seguinte:

“Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a arquitetura, a escultura, a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, o teatro e o cinema.

Considera-se que no início da civilização a arte teria principalmente funções mágicas e rituais, mas ao longo dos séculos e das diferentes culturas tanto conceito como função mudaram de maneira importante, adquirindo componentes estéticossociológicos, lúdicosreligiososmoraisexperimentaispedagógicosmercantispsicológicospolíticos ornamentais, entre outros. O conceito de arte continua hoje em dia objeto de grandes debates, e permanece, a rigor, indefinido. A palavra também é usada para designar simplesmente uma habilidade ou talento especial, como a “arte médica”, a “arte da pesca”, etc., mas na bibliografia especializada designa geralmente atividades que têm características criativas e estéticas.”.

 IDsetters Arte Duda Muniz IDsetters Arte por Duda Muniz

Gostaria de concluir este texto com as seguintes palavras do Dr. Daisaku Ikeda presidente da Soka Gakkai Internacional: “A arte estimula o espírito humano, enriquece o coração e nos enche de energia para avançar. Embora haja diferença no idioma, na etnia, na história ou no clima, não há fronteiras na arte. Ela possui uma mística energia que aproxima as pessoas e une os corações.”.

 

Duda Muniz

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply