Moda

Brasil Eco Fashion Week, primeira semana de moda sustentável do país

By  | 

Slow fashion é um movimento contrário e como natural/necessária consequência daquele modelo de moda rápida, muitas vezes responsável por cópia e produção sub-humana como mostrado no documentário The True Cost  O relatório Uma nova economia têxtil, mostra que a cada segundo o equivalente a um caminhão de lixo de tecidos é jogado fora. Se não mudar, até 2050, a indústria da moda usará cerca de um quarto do orçamento de carbono do mundo.

Ao repensar a forma de comprar roupa,  veio um estímulo para impulsionar essa mudança ao comércio e consumo consciente e ético. A primeira semana de moda sustentável do país, a Brasil Eco Fashion Week (BEFW)

Promove a cultura de roupas com mais significado, além de modelos de negócios inovadores e mutias vezes colaborativos. Propõe uma produção mais lenta e programada, vemos que o número de peças são menores do que a maioria das coleções,  a redução do consumo (qualidade vence quantidade). O respeito às pessoas é a base onde valoriza relacionamentos transparentes. Muitas vezes prioriza fornecedores locais, para diminuir impacto ambiental ao facilitar logística. O reconhecimento das necessidades humanas. Fazer parte da diferença no mundo de forma criativa e inovadora

Assim como os produtos orgânicos são um pouco mais caros, é natural que os produtos de marcas slow fashion também sejam. Além da matéria-prima ter mais qualidade, o processo é menos industrializado e não há mão de obra escrava envolvida no feitio. Preza a qualidade, beleza e cuidado.   Geralmente com design atemporal, são peças de investimento para duração a longo prazo.

A valorização do processo produtivo e criativo estava presente em cada parte do evento com palestras, workshops trazendo reflexões sobre as mudanças no mercado e novas formas de produção e consumo. No showroom ao ver uma peça da Flavia Aranha em fibra natural e com delicado bordado, pensei: esse é o futuro! Imaginei aquela peça ambientada num cenário arborizado com arquitetura minimalista. Algo extremamente vanguardista, e em outros repertórios pode remeter à época antiga. Isso é o mais interessante em peças atemporais.  As coleções apresentadas como agente de transFORMAÇÃO. Entre as marcas desfiladas, confira 09 que podem rEvolucionar seu guarda-roupa.

 

A.Lu.F

 

 

 

 

 

Aluf no Brasil Eco Fashion Week – Foto: Marcelo Soubhia / Agencia Fotosite

 

Comas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Envido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Envido – Brasil Eco Fashion Week Foto:Marcelo Soubhia/Agencia Fotosite

 

 

 Francesca Cordova

 

 

 

Foto:Marcelo Soubhia/ Agencia Fotosite

 

 

Francesca Cordova BEFW / 2018  foto: Gabriel Colombara / Fotosite

 

Jouer Couture

Jouer Couture Brasil Eco Fashion Week – Foto: Marcelo Soubhia / Agencia Fotosite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manui

Manui Brasil Eco Fashion Week – Foto: Marcelo Soubhia / Agencia Fotosite

 

 

Movin

Movin  Brasil Eco Fashion Week- . Foto:Marcelo Soubhia/ Agencia Fotosite

Nalimo

Natural Cotton Color

Natural Cotton Color
Brasil Eco Fashion Week –
Foto: Marcelo Soubhia / Agencia Fotosite

Sempre na minha versão beta. Stylist. Formada em estilismo e design de moda, se especializou em pesquisa de moda, de forecasting a cool hunting.