Filmes

Jeremy Scott – O Estilista do Povo

By  | 

Bom antes de começarmos já vou falando que eu não sou formado em moda e vou dar a MINHA opinião sobre a mesma agora, pode estar errado, pode estar certo, mas é a minha visão sobre o assunto.

Quando falamos de moda a primeira coisa que vem na cabeça são as famosas fashion weeks do mundo, Paris, Milão, Nova Iorque, São Paulo. E imaginamos uma moda meio fechada numa caixa, onde todos os estilistas seguem um modelo que lhes foram dito que era o certo a seguir.

Então imaginem o choque que foi quando eu descobri Jeremy Scott, um estilista que não segue essas regras e extrapola em todas as outras, seguindo um gosto próprio, imaginando e criando tendencias todas as vezes que saem novas coleções.

Não foi por menos que ele foi chamado para ser o novo diretor de criação da MOSCHINO, uma marca italiana que vocês que leem o ID sabem que quando começou, Franco Moschino foi chamado de excêntrico, por seu modo de pensar fora da caixa, e desde sua morte ninguém havia conseguido mostrar uma mesma visão ou uma visão diferente. Até Scott chegar em cena.

Criado em Kansas City, foi sempre apaixonado por artes e de acordo com o doc. que estou falando agora, se mudou para NYC logo após o final de seu colegial e após um tempo decidiu seguir seu caminho em Paris, onde começou sua própria marca por não conseguir se encaixar em nenhum lugar.

No documentário, podemos ter uma ideia básica de como Jeremy é. Aquele tipo de pessoa que não se afetam por comentários negativos, e nem positivos. Ele simplesmente quer fazer a arte dele, e encantar a quem queira.
Infelizmente, de acordo com informações do doc, sua primeira coleção mas MOSCHINO, não foi muito bem recebida no mundo high fashion. Mas isso já era de se esperar. Como havia dito, na minha opinião, MODA as vezes parece focada em um único estilo e mudando de cores a cada estação. O que para mim isso acaba matando qualquer criatividade que seja. Quando vi a coleção de Scott tanto para a MOSCHINO, quanto a sua própria eu consegui me interessar novamente pela moda de uma maneira que eu acho certa, a moda focada em ARTE.

No filme podemos ver que realmente o que importa para Jeremy não é ficar agrandando críticos, e uma frase que ele disse que me marcou é: “Você não vê estátuas de críticos, você vê estátuas de lideres, artistas.” E isso acaba mostrando que realmente para vivermos de uma maneira mais livre, leve e solta, temos que levar em conta o que queremos e não somente a opinião dos outros. E pode-se dizer que é por isso que chamam ele de Estilista do Povo, porque ele não faz moda para ser vista em passarelas e em editorias, e sim moda para ser usada e aproveitada.

E me perguntam se compensa assistir um documentário desse estilo, mesmo não tendo um conhecimento especifico para tal, e eu acredito que a resposta para isso sempre vai ser sim, porque depois de assistir a esse doc pode ter certeza que eu aprendi muito e confirmei muitas coisas que eu imaginava que não eram no mundo da moda.

Actors: , , ,

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply