Miniatura do blog

Brasil Eco Fashion Week, primeira semana de moda sustentável do país

Miniatura do blog em ,

Slow fashion é um movimento contrário e como natural/necessária consequência daquele modelo de moda rápida, muitas vezes responsável por cópia e produção sub-humana como mostrado no documentário The True Cost O relatório Uma nova economia têxtil, mostra que a cada segundo o equivalente a um caminhão de lixo de tecidos é jogado fora. Se não mudar, até 2050, a indústria da moda usará cerca de um quarto do orçamento de carbono do mundo.

Ao repensar a forma de comprar roupa, veio um estímulo para impulsionar essa mudança ao comércio e consumo consciente e ético. A primeira semana de moda sustentável do país, a Brasil Eco Fashion Week (BEFW)

Promove a cultura de roupas com mais significado, além de modelos de negócios inovadores e mutias vezes colaborativos. Propõe uma produção mais lenta e programada, vemos que o número de peças são menores do que a maioria das coleções, a redução do consumo (qualidade vence quantidade). O respeito às pessoas é a base onde valoriza relacionamentos transparentes. Muitas vezes prioriza fornecedores locais, para diminuir impacto ambiental ao facilitar logística. O reconhecimento das necessidades humanas. Fazer parte da diferença no mundo de forma criativa e inovadora

Assim como os produtos orgânicos são um pouco mais caros, é natural que os produtos de marcas slow fashion também sejam. Além da matéria-prima ter mais qualidade, o processo é menos industrializado e não há mão de obra escrava envolvida no feitio. Preza a qualidade, beleza e cuidado. Geralmente com design atemporal, são peças de investimento para duração a longo prazo.

A valorização do processo produtivo e criativo estava presente em cada parte do evento com palestras, workshops trazendo reflexões sobre as mudanças no mercado e novas formas de produção e consumo. No showroom ao ver uma peça da Flavia Aranha em fibra natural e com delicado bordado, pensei: esse é o futuro! Imaginei aquela peça ambientada num cenário arborizado com arquitetura minimalista. Algo extremamente vanguardista, e em outros repertórios pode remeter à época antiga. Isso é o mais interessante em peças atemporais. As coleções apresentadas como agente de transFORMAÇÃO. Entre as marcas desfiladas, confira 09 que podem rEvolucionar seu guarda-roupa.

 

A.Lu.F

1
2

3

5

4

6

7

 

Comas

comas 002

comas 016

 

 

comas 006

comas 022

 

 

 

Envido

8

9

10

11

12
13

Envido – Brasil Eco Fashion Week Foto:Marcelo Soubhia/Agencia Fotosite

 

 

Francesca Cordova

Francesca Cordova 005

Francesca Cordova 008

 

Francesca Cordova 012

Francesca Cordova 015

 

 

Francesca Cordova 021

Francesca Cordova 023
Foto:Marcelo Soubhia/ Agencia Fotosite

 

 

Francesca Cordova Ingrid Lima e Douglas Oler
Francesca Cordova BEFW / 2018 foto: Gabriel Colombara / Fotosite

 

Jouer Couture

14

16

15

Jouer Couture 021

Jouer Couture 028
Jouer Couture Brasil Eco Fashion Week – Foto: Marcelo Soubhia / Agencia Fotosite

 

 

Manui

Manui 004

17

Manui 01618

19

Movin

Movin 007Movin 013

Movin 017

Movin 027Movin 025

Movin Brasil Eco Fashion Week- . Foto:Marcelo Soubhia/ Agencia Fotosite

Nalimo

Natural Cotton Color

Natural Cotton Color 005

Natural Cotton Color 008

Natural Cotton Color 010

Natural Cotton Color 021
Natural Cotton Color
Brasil Eco Fashion Week –
Foto: Marcelo Soubhia / Agencia Fotosite

Deixe uma resposta

Carrinho de compras

0
No products in the cart.
Digite sua pesquisa e pressione Enter
WhatsApp